INTRODUÇÃO AO FANTASY DE NBA

Você com certeza deve estar com várias perguntas sobre como começar jogar o fantasy da nba, onde jogar, quais as melhores táticas e etc…

Para te ajudar, vamos responder todas as suas perguntas no artigo abaixo, e se você tiver alguma dúvida, lembre-se de perguntar nos comentários.

Onde jogar

Os sites mais populares de Fantasy da NBA são o Yahoo Sports, ESPN, CBS, recentemente o site oficial da NBA lançou seu próprio Fantasy.

As plataformas mais populares são a do Yahoo, provavelmente um dos melhores produtos que a empresa ostenta atualmente e o site da ESPN Americana.

Há pequenas diferenças entre cada plataforma, mas os formatos são bem parecidos, logo escolher um site vai muito da escolha pessoal de cada um.

 

Como funciona

O formato mais popular consiste em realizar um draft onde os jogadores são dispostos em um ranking, que nada é mais que a projeção de pontos que cada player terá durante a temporada regular, baseada na temporada anterior, pré-temporada e mais algumas variáveis.

O formato mais tradicional é o standard em que os players são escolhidos de acordo com o sorteio e ordem do draft. Há ainda o modo action que consiste em um leilão onde o jogador deve se ater ao orçamento para escolher as picks.

O Draft é o ápice de qualquer fantasy, você que ama basquete deve imaginar como seria divertido esperar a sua vez para escolher entre jogadores tão talentosos e o quão difícil isso poderia ser.

Só para você ter uma ideia esse é o top 10 dos dois principais sites:

 fantasy nba top 10

Explicando o draft

Horas antes do grande dia em que você draftará o seu time que defenderá como manager durante toda a temporada regular, haverá um sorteio, no qual será decidida a sua sorte e a ordem do draft.

Essa pode ser a diferença entre draftar o Stephen Curry ou o Giannis Antetokounmpo, mas não se desespere, pois se você for o último na ordem do draft terá o direito fazer outra escolha logo após, o que lhe dará a chance de equilibrar as coisas.

Nos Daily Fantasy, o formato mais tradicional é o ‘’draft’’ com salary cap, os jogadores serão escolhidos entre todos aqueles que jogarão no dia específico.

Posições e regras básicas.

Há algumas regras básicas que devem ser respeitadas ao jogar:

Primeiro você deve escolher obrigatoriamente jogadores de posições específicas de acordo com as exigências do comissioner, é bom explicar isso também, você pode entrar em ligas públicas e privadas, sempre deverá ler sobre as regras e formatos, pois variam de liga pra liga.

Retomando o assunto das posições, você deverá escolher obrigatoriamente: 1 – PG , 1 – SG, 1 – SF, 1 – PF e dois C, um G que poderá PG ou SG e um F que poderá ser SF ou PF.

Há ainda os três ‘’utis’’ que poderão ser jogadores de qualquer posição e mais três jogadores pro banco que poderão ser de qualquer posição desde que não supere o limite, exemplo Center que só podem 4.

Há diferenças entre cada liga e isso pode variar, mas sempre haverá a obrigatoriedade de escolher por posição, logo isso é algo muito importante para qualquer iniciante de fantasy saber.

Ligas

As ligas podem ser públicas ou privadas, como dito acima, geralmente as mais populares tem entre 8 e 16 times que lutam entre si pelo título. Cada liga tem uma regra totalmente diferente da outra, por isso necessário ler pra saber as regras.

Temporada

As ligas do Yahoo e ESPN são disputadas somente durante a temporada regular, ou seja, começou os playoffs adeus Fantasy.

Já nos Daily fantasy a disputa continua, pois é um formato diário e os competidores não serão prejudicados pela possível eliminação precoce dos jogadores draftados.

Disputa

A forma de disputa é simples! Os integrantes da liga jogam entre si em confrontos diretos rodada a rodada que são disputadas durante o período semanal com os confrontos começando na Segunda e terminado no Domingo.

Os primeiros colocados ao término da temporada disputarão os playoffs até a final.

Nos Daily Fantasy ou DFS, como o próprio nome diz os confrontos duram um dia e acabou, perdeu, perdeu…

Vale ressaltar que você poderá jogar em duelos ou com mais membros como se fosse uma liga.

Categorias e Pontuações

As categorias mais populares são a 8-cat e 9-cat, que consiste em nove categorias de estatísticas que são FG%, FT%, Pontos, Assistências, Rebotes, Steals, Blocks, 3 Pts e Turnovers, essa é categoria mais popular no Yahoo.

Já na ESPN a categoria mais popular é a 8-cat que seria a mesma coisa, só que sem os turnovers, por exemplo. Isso faz uma diferença brutal, pois você pode draftar um monstro em todos os stats, mas que comete muitos turnovers e perder um stat à toa quase toda semana.

Por isso, que é sempre bom se ater a todos os fundamentos e todas as estatísticas pra ser um ótimo jogador de fantasy.

Você pode estar pensando: Certo, mas como ganho o jogo?

Simples, basta vencer seu oponente em uma categoria ou mais. Um placar standard seria algo como 5×4 ou 6×3. Já 7×2 ou 8×1 seria goleada e o 9×0, o famoso pneu.

Já nos Daily Fantasy a pontuação é bem diferente, os stats são somados e quem acumulou mais pontos será o vencedor.

Pontuação padrão dos DFS do Yahoo:

Jogador

Stat Points
Three Pointers (3PT) 0.5
Points (PTS) 1
Rebounds (REB) 1.2
Assists (AST) 1.5
Steals (ST) 2
Blocks (BLK) 2
Turnovers (TO) -1

 

Pós-Draft

O pós-draft consiste em selecionar os melhores jogadores durante a semana, pois em alguns dias com muitos jogosvocê  terá que deixar alguns no banco.

Nada melhor que ficar antenado nas notícias, estatísticas e nos próximos confrontos de cada equipe para escolher as melhores opções. Você poderá melhorar o seu time por meio da waiver wire ou ainda realizando trocas com outros jogadores.

Logo: não se desespere se você não gostou do seu time, pois você terá a chance de melhorá-lo.

Waiver Wire

A waiver wire consiste em todo os jogadores que não foram draftdos durante o draft pelos jogadores participantes. Um incauto pode pensar, mas se não foi draftado não deve prestar, só que não…

Os jogadores adquiridos na waiver waire são verdadeiros ‘’game changing’’ e podem mudar a dinâmica e equilíbrio de forças em uma liga, por isso é de suma importância que você verifique as notícias, dicas e informações que possam levar ao próximo Jeremy Lin da vida.

Alguns fatos propiciam chances que devem ser aproveitadas, como por exemplo: uma contusão de um top player, o reserva herdará seus minutos e poderá ser tão produtivo quanto o titular, uma mudança tática de um treinador pode propiciar um maior número de toques pra um jogador específico, trocas que geralmente são realizadas na trade deadline podem influenciar no uso e produtividade de um jogador, pois um jogador que está sendo pouco aproveitado por um time, poderá ser muito usado e ser a estrela de outro.

Trocas

As trocas podem ser realizadas entre os jogadores, respeitando um período específico, ou seja, há um deadline, depois dessa data não é possível mais trocar.

As regras diferem de liga pra liga também, pois em algumas o dono tem o poder de veto, já em outras rola uma espécie de votação entre todos os membros e caso a quantidade de votos contrários a realização da troca ultrapasse um determinado número, exemplo 5 vetos, a troca será cancelada.

Isso ocorre pra que nenhum espertinho aproveite a excessiva camaradagem ou burrice de alguns e troque o Stephen Curry pelo JaVale McGee, por exemplo.

Aplicativos

Se você acha que não tem tempo pra fazer tudo isso, lembra-se que há aplicativos que te deixam a um clique de escalar seu time pra semana toda. Logo: falta de tempo não é desculpa pra não se aventurar pelo Fantasy da NBA.

Há ainda a opção dos Daily Fantasy pra quem acha que não tem tempo.

Acho que por ora já é o bastante pra uma introdução ao mundo do Fantasy da NBA, no próximo post abordarei sobre os possíveis steals do draft da temporada atual, assim como você poderá participar da liga do Fantasy Brasil.

 

SEM COMENTÁRIOS

Tem um comentário ? Desembuche!