o que fazer quando ir mal na rodada do cartola fc

Salve cartoleiros.

Hoje queremos falar sobre algo que todo cartoleiro (que já joga à algum tempo) já passou:

O sentimento de ir mal em uma rodada, em que os eventos não ocorreram como planejados.

Seja algum jogador caro que você escalou e de último minuto não jogou (como Cazares, nessa rodada) ou jogadores que você contava não tomarem gols, tomarem um no finalzinho do jogo (como a defesa do Grêmio nessa rodada), coisas que não estavam nos seus planos acontecem .

E isso tem um nome: Variância.

Não aquela variância da matemática, que você deve ter visto na escola. Mas a variância de fantasy games ou até mesmo Poker.

Para se explicar brevemente, ela pode ser compreendida como a chances de eventos com menor probabilidade realmente ocorrerem. São eventos estatísticos que irão ocorrer, simplesmente pois a probabilidade assim define.

Se você jogar um dado seis vezes, por exemplo, ele terá 1/6 de cair no lado 5. Contudo, poderá ocorrer que nessas seis jogadas, o lado 5 apareça três vezes. Jogue o dado um milhão de vezes, e com certeza o número de vezes que ele cairá no lado 5, será muito próximo de 1/6.

Traduzindo-se isso para o futebol, mais especificamente, para essa rodada: Cazares estava como provável até o fechamento do mercado, pois se sentia bem e vinha em boa fase. Contudo, como ele irá jogar diversos jogos em sua carreira, haverá vezes em que se sentira inapto para jogar logo antes de começar a partida. Isso vai ocorrer uma hora ou outra, e infelizmente para quem havia lhe escalado, aconteceu nessa rodada.

Ok, ok.

Mas o que isso significa para você?

Significa que você não deve se preocupar tanto se ir mal em uma rodada.

Lembre-se que o mais importante para ir bem no cartola á manter consistência, então uma rodada ruim agora, pode ser compensada por uma rodada melhor depois, contudo, o mais importante é formar times que façam sentido e que ganhem no longo prazo.

Por exemplo, vocês sabem qual a média de pontos do último campeão do cartola?

Muitos podem achar que deve ser um número exorbitante, na faixa dos 80 pontos, contudo, a média do campeão de 2015, nosso amigo Hugo Rodrigues, foi de 61 pontos.

Parece alcançável, certo ?

Para se ter uma noção, nossa média no cartola esse ano, desde que implementamos as táticas ensinadas em nosso ebook foi de 69 pontos. Até essa rodada, pois com “apenas” 58 pontos, deixamos ela cair um pouco.

Uma média acima de 55 é muito díficil de ser obtida, e com certeza para chegar lá você vai oscilar entre pontuações melhores e piores, mas lembre-se que o mais importante é manter uma consistência em seu método de escalação, para deixar a sorte e a variância serem fatores pequenos em sua pontuação final.

E é claro, não fique desesperado se for mal em uma rodada, essas coisas acontecem.

 

3 Comentários

  1. Boa tarde amigo, quando vai sair a seleção da rodada 15?

    E quantos pontos vcs tem no total com este time? tem nome o time?

    Obrigado e otimo site.

Tem um comentário ? Desembuche!